segunda-feira, 27 de abril de 2009

A arte de apreciar um bom vinho

Conversando com o meu amigo Márcio Brasil tive a idéia de escrever um pouco sobre vinhos. Não sou nem uma enóloga muito pelo contrario apenas gosto das coisas boas da vida.
E com o frio chegando nada melhor que saborear um bom vinho com os amigos.

O vinho nunca foi uma bebida como as outras. E considerada a bebida dos Deuses, pois é a única bebida que tem a capacidade de fazer a natureza humana se manifestar. Sob a ação dele, os sentidos ficam à flor da pele, mantendo viva a aura mística ao redor desta bebida, resultante da fermentação da uva. Ainda hoje, receber os amigos em torno de um bom vinho é um rito de celebração à vida, um brinde aos mais puros sentimentos e sensações.


Audição
Ouça esse barulinho bom...hummmm

O primeiro a ser utilizado é a audição. Tradição que acompanha o “brinde” até os dias de hoje. A Audição é utilizada no momento em que abrimos uma garrafa de espumante. E, portanto deve ser a primeira a ser explanada. O ruído liberado por um bom espumante dá-nos a primeira impressão a seu respeito. Cria a expectativa em relação à quantidade e diz-nos se devemos esperar muito ou pouco.

Visão

Na visão é onde apreciaremos a cor do vinho, quanto a sua intensidade, variando de fraca, média, intensa à profunda. Algumas vezes veremos bolhas, que devem ser finas e persistentes, caso sejam de boa qualidade. Veremos suas nuanças contra um fundo branco, notando sua limpidez, seu brilho, seus reflexos violáceos ou quem sabe sua cor já acastanhada, já a espera de ser devorado. Verás a aura do vinho.


Olfato


Inspire lentamente e pausadamente tente sentir a intensidade das aromas que se entrelaçam no "Néctar dos Deuses": aromas de frutas tropicais, morango, framboesa, groselha, cereja, ameixa, casca de abacaxi, alcatrão, cravo, canela, carvalho, caramelo, baunilha, aromas florais, limão e cítricos, café, chocolate, caramelo, pão torrado, amêndoa, mel, hortelã, sálvia, orégano, manjericão, alecrim, pinho, manjerona, entre outros tantos aromas. Também podemos saber a variedade de uva utilizada e sentir os aromas que provem do processo de fermentação, e os aromas adquiridos no envelhecimento.
Também podemos saber a variedade de uva utilizada e sentir os aromas que provem do processo de fermentação, e os aromas adquiridos no envelhecimento.


Degustar

Coloque um gole não exagerado de vinho na boca e deixe-o girar lentamente no seu interior, de modo a permitir que ele entre em contato com as regiões da lingua que são diferentes em relação à percepção dos sabores. A sensação que o vinho nos proporciona em contato com o palato nos faz sentir quanto à intensidade de seus sabores, se este é ácido, e se esta acidez é baixa, fresca, vivaz, acerbo, ácida e acídulo. O vinho também será determinado quanto a sua doçura, se este é seco, doce ou licoroso. Se nos transmite algum sabor salgado, se seu amargor é persistente, e se sua persistência é fugaz, curta, média ou prolongada.
tato

Para que atingir a plenitude de aromas e sabores, o vinho deve ir ao copo na temperatura certa, que varia de acordo com o tipo da bebida.
O vinho branco deve ser servido sempre fresco entre 8 e 10 ºC, enquanto o vinho tinto deve ser consumido a uma temperatura ambiente entre 14 e 18 ºC.
O calor aumenta a acidez e o frio inibe os aromas. Portanto, vinhos quentes destacam os defeitos e vinhos gelados demais escondem as qualidades.
O calor nos tintos ressalta desagradavelmente o álcool e nos brancos retira o seu maior encanto: o frescor.
Assim devesse perceber o tato, cujos receptores estão presentes na língua. A adstringência, a untuosidade, o corpo e o calor, entre outras, são exemplos de sensações táteis importantes na apreciação do vinho.

"Quando provares, não olhes para a garrafa, nem para o rotulo, nem observes aquilo que te rodeia, mas mergulha em ti mesmo para ai poderes ver nascer as tuas sensações e formarem-se as tuas impressões. Fecha os olhos e olha com o teu nariz, com a tua língua e com o teu palato"



"A vida é curta para beber mau vinho"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA!!
PODE COMENTAR A VONTADE
BJUUUSS

victoria secret

victoria secret
Para todas as mulher que assim como eu morrem se não assistirem o mais popular desfile de moda da Terra, com as mais lindas tops do mundo. São as angels da grife Victoria's Secret, que anualmente realizam uma das apresentações mais esperadas do universo. Exibindo seus corpos esculturais, vestindo apenas sensuais lingeries, algumas adornadas por asas.